terça-feira, 28 de agosto de 2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Novo site no ar!

O site de vendas do Felt Dragon Pound está no ar com novidades.

Apesar do nome do site ser LR Artes, ele inclui os produtos das linhas Felt Dragon Pound, LR  Music T-Shirts (camisetas) e Dragão de Papel (paper models, negócio bem bacana).

Em breve terá disponíveis também moldes de toy arts, almofadas, entre outros.

Confira: http://www.lrcamisetas.com.br



Usando serigrafia para transferir moldes

Para mim, apesar de adorar feltro, eu acho o trabalho de riscar o modelo complicado. Ainda mais em feltro preto. E quando você tem que fazer várias peças de um mesmo modelo? Com certeza o resultado é dor nas mãos e muito tempo gasto.

Para resolver este problema decidi aproveitar uma técnica que já conheço, pois produzo camisetas também: a serigrafia.

A serigrafia comercial, podemos dizer assim, exige quadros de madeira robustos, tecido de poliéster cujo preço é alto, emulsão fotosensível, mesa de luz e por aí vai.

Mas é possível produzir quadros de serigrafia para trabalhos mais simples, como estampar olhos para bonecas, letras e símbolos que não possuam detalhes finos e, claro, moldes.

Na foto acima estão as peças do dragão enfeite de maçaneta, que são pequenas e detalhadas, por isso difíceis de riscar com giz. Estas foram feitas com uma tela simples de serigrafia e não levou mais do que 10 segundos para as peças no feltro preto. A tinta usada é a tinta para tecido encontrada em qualquer armarinho.

Na foto abaixo a etapa da estampa do molde:

Um bastidor com a tela feita em voal, tinta para tecido e uma borracha escolar comum, destas bem rígidas. Qualquer borracha rígida serve. Sim, eu tenho rodos próprios para serigrafia, mas eles são caros e exigem manutenção, pois com o tempo perdem o "fio" e o desenho começa a falhar.

Quer saber como a tela é feita? Vamos lá. Ela é super barata e não exige nenhum equipamento especial, todos os materiais são facílimos de achar.

Materiais necessários:

- Bastidor. O tamanho dele dependerá do desenho a ser transformado em tela, sempre tem que ter uma margem de pelo menos dois dedos entre o desenho e o bastidor.
- Voal. Barato e fácil de achar, o tecido usado em cortinas é feito com fios finos e a trama bem aberta, semelhante ao tecido de políester da serigrafia.
- Goma Laca. Existem outros tutoriais na internet sobre a criação das telas, mas pedem para usar termolina leitosa. O problema é que quando molhada a termolina dissolve, podendo danificar a tela, já a Goma Laca é totalmente impermeável, sendo diluída em álcool. Não precisa ser a incolor, pode ser a comum mesmo, ainda mais porque com a incolor fica difícil ver onde já foi aplicada.
- Pincéis.
- Desenho a ser transferido para a tela. Não precisa estar espelhado.
- Lápis macio.

Agora os passos para a montagem da tela:

1 - Estique o voal no bastidor

2 - Coloque o desenho embaixo do bastidor. Usando lápis trace o desenho no voal na parte interna do bastidor. A parte externa é a que ficará em contato com o tecido, por isso o desenho não precisa ser espelhado, e é na parte interna que a tinta deve ser aplicada (veja a segunda foto no começo do post).

3 - Trace todo o desenho com cuidado. Se quiser, marque as partes por onde a tinta deve passar, ou seja, a parte colorida do desenho.

Na imagem acima o desenho possui duas partes, uma para o colorido do olho e outra para o contorno em preto. Para este tipo de tela é aplicado primeiro a tinta para a parte colorida e, depois de seca no tecido, aplicada a parte correspondente ao detalhe em preto. Comece fazendo uma tela simples, apenas para a parte principal do desenho, pois é mais fácil.

4 - Depois de traçado o desenho comece a "pintar" o voal, aplicando a Goma Laca nos locais em branco na imagem, ou seja, por onde a tinta não deve passar.
O lance da serigrafia é deixar passar pela tela a tinta que formará o desenho final, isolando as demais partes da tela para que a tinta não passe.
Caso necessário, dilua a Goma Laca um pouco, para torná-la mais fácil de aplicar, e muito cuidado com os furos nas áreas a serem isoladas.

Isole toda a área que não pertence ao desenho. Depois é só esperar secar bem a Goma Laca, pegar tinta e a borracha e se divertir.  Para estampar é fácil: deposite um pouco da tinta na tela e puxe-a com a borracha, como se fosse um rodo. Uma ou duas vezes é o suficiente, pois pode ocorrer acúmulo de tinta e prejudicar o desenho. Mantenha o bastidor bem firme sobre o tecido, evitando deslizes. Após estampar, remova a tela do bastidor e lave-a bem, pois se a tinta secar na tela ela ficará inutilizada. Para estampar novamente, basta recolocar a tela no bastidor, esticando-a bem, e pronto.

Acredito que dê para usar rolinho de pintura para passar a tinta também, nunca testei. Desenhos pequenos  podem ser preenchidos com pincel largo e de cerdas duras (redondo é ideal).

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Almofadas personagens

Que tal uma almofada do seu personagem favorito?

Essas são as primeiras de uma nova linha de produtos:


Doctor "Ten" Who, Spock e Yoda.

Serão lançadas oficialmente durante a 2ª Expotrek, neste sábado dia 4, no Memorial de Curitiba.

Logo mais estarão à venda nas lojas virtuais.