sábado, 31 de dezembro de 2011

Boneco Dragão Chinês - Construção - Final

Seguem as fotos da finalização do dragão.

Corpo quase pronto, faltando apenas fechar o pescoço e terminar o enchimento:


Todas as peças prontas aguardando a montagem:


Patas montadas, usei cola quente, é mais rápido e fica legal do mesmo jeito. Parecem pernas de rã, não?


Dragão montado sem os detalhes. Descobri que o tecido dourado pode derreter com a cola quente, então os chifres serão colados com Cola Universal para Artesanato, assim como os detalhes:



E aí está ele, finalizado. Lindo, não?


Assim que eu terminar os demais para ter todas as cores possíveis, colocarei à venda.
E não podia faltar uma foto com a colega:


2012 - O Ano do Dragão



O ano do dragão começa no dia 21 de Janeiro.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Boneco Dragão Chinês - Construção - Parte 2

Como falei no post anterior, o protótipo seria feito em TNT. Bom, comecei a fazer o protótipo, quando vi que as peças se encaixariam sem maiores problemas, e o formato do boneco estaria de acordo com o que queria, resolvi encurtar a etapa de produção.

Como estou com pouco tempo disponível, resolvi fazer o modelo definitivo em feltro. Escolhi uma cor que quase não uso em peças grandes, e que tem bastante feltro sobrando.

Tenho que fazer pelo menos 3 destes dragões até sábado à noite. Como vou fazer ainda não sei :)

Na foto abaixo as duas metades do corpo e as barbatanas já costuradas, tudo em TNT, que é fino demais e ruim de costurar à mão. E não, eu ainda não me dou bem com máquina costura. Quem sabe um dia...


Aqui colocando a parte de baixo do dragão e fazendo o enchimento ao mesmo tempo. Se deixasse para encher depois de costurar tudo, encher o rabo seria complicado e poderia deformar o boneco.


E começando o modelo definitivo em feltro. Com essa cor é certeza que vai ficar na minha coleção. A peça dourada em cima da peça amarelo claro é um teste do chifre, que pretendo fazer em dourado. Ficou do jeito que eu queria.


Agora é terminar o dragão, porque até eu estou morrendo de curiosidade para ver como vai ficar :)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Boneco Dragão Chinês - Construção - Parte 1

Bom, lá vamos nós para mais um projeto, desta vez um boneco grande de um dragão chinês.

Para fazê-lo tomei como base uma foto de um dragão de pelúcia parecido.

Primeiro desenhei à mão em uma folha de sulfite um esboço do que eu tinha em mente, o dragão chinês sentado, já no tamanho final. Depois fui melhorando o desenho e esboçando como seriam as peças. Neste ponto saber desenhar é essencial. Imprimir uma foto ou desenho que seja próximo ao que queremos também ajuda, basta depois esboçar o modelo final sobre ela.



Com o esboço pronto, hora de desenhar as peças. Para isso uso outra folha de papel (sempre uso sulfite 150g/m ou cartolina por ser mais resistente) e com auxílio de papel carbono tranfiro as peças do esboço uma a uma. O resultado é uma folha (ou mais se necessário) com todas as peças em separado com as devidas identificações e marcações.


O passo seguinte é recortar as peças e transferí-las para o tecido. Como é um protótipo, usarei TNT para o teste das peças. Só depois de tudo acertado é que irei fazer o modelo definitivo em feltro ou tecido. Na parte 2 mostrarei esse passo.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Needle Felting - Iniciando na arte

Eu chamo o needle felting de arte pois o que quero fazer com ele não deixa de ser arte mesmo: figuras tridimensionais de animais mitológicos.

Para começar a brincadeira, claro, um dragão.

Ele terá estrutra em arame e corpo em feltro comum para torná-lo mais rígido, mas ao mesmo tempo permitir a obtenção de poses variadas no boneco.

Ainda não sei que resultado essa experiência terá, pois é a primeira vez que tenho contato com esta técnica. Ela não é difícil, é só questão de praticar e saber onde quer chegar.


O meu kit, por assim dizer, é o que está na foto: uma base de espuma, lã Merino e a agulha específica, que possui ranhuras responsáveis por "feltrar" a lã. É tão divertido e gostoso trabalhar que logo você pega o jeito.

Conforme eu for avançando na construção do dragão, irei postando as fotos.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Dragão verde feltrado

Certo dia estava procurando por imagens de dragão no site DeviantArt quando encontrei essa coisinha maravilhosa:


O link para ele é: http://tallydragon.deviantart.com/art/Felted-green-dragon-collage-58131641

Foi nesse dia que resolvi pesquisar mais sobre a técnica do Needle Felting, há quase um ano. Eu só não havia me lançado ainda nessa área porque não havia como conseguir a agulha específica aqui no Brasil.

Há algumas semanas minha mãe me falou que viu um certo kit de feltragem na vitrine de uma loja de armarinhos. Não deu outra, juntei as moedinhas e fui lá comprá-lo.

Em breve posto fotos do meu singelo kit, das tentativas de tingir a lã, e meus primeiros trabalhos com esta técnica apaixonante.

Agora, adivinhem qual é o primeiro bichinho que estou fazendo em Needle Felting?